segunda-feira, 11 de julho de 2016

Gravidez e Gatos ( Mitos e Verdades, O gato transmite a toxoplasmose? Causa alergias no bebê?

fonte desta imagem aqui.


Várias mamães ficam super preocupadas em relação a sua gravidez, a saúde do bebê e o felino da casa, pensando nestas dúvidas eu resolvi fazer este post explicando o que é mito ou verdade sobre ter gatos durante a gravidez e sobre a convivência deve com o bebê, será que pode ter gatos em casa durante a gravidez? vamos descobrir agora...

Estou grávida de 17 semanas e tenho duas gatinhas em casa... Minha mãe sempre achou um absurdo essa ideia de continuar com minhas gatinhas agora que vou ter um bebê...Confesso que no inicio fiquei com medo de pegar alguma doença e prejudicar a criança, então eu fui pesquisar... Me recusava a aceitar que teria que me livrar das minha gatinhas e sempre pensava, o que acontece então quando uma veterinária ta grávida? ela deixa de trabalhar? e a resposta é não! porque um veterinário mais que ninguém, sabe muito bem que não é necessário o abandono, ou melhor você se livrar do seu bichinho.. Vou te explicar o porque... 

fonte desta imagem aqui.


É verdade que o gato transmite a Toxoplasmose?

Sim é verdade! mais só os gatos que estão infectados com a doença podem transmiti-la, e só 1% da população dos gatos tem esta doença...

A Toxoplasmose só é transmitida se a grávida comer o cocô de gato um gato infectado pela doença, e comer as fezes dele em até 48 horas depois que ele tenha feito, pois depois disto mesmo que você coma as fezes, elas não transmitirão a doença... Então acho muito pouco provável que você coma o cocô de um gato, então é mito sim esta historia que o gato transmite a toxoplasmose só de você tê-lo em casa... Mais em todo caso se você estiver grávida evite limpar a caixinha de areia do felino certo?!!!  Agora sabe o meio mais provável de uma gravida pegar a toxoplasmose? Comendo frutas e verduras mal higienizadas e comendo carne mal passada ou crua! Sim o gato não é o único animal que transmite a toxoplasmose, mais diferente dos gatos que são infectados pela doença e defecam, soltam o parasita pelas fezes, outros animais alojam este parasita nos músculos! Então são bem maiores as chances de você pegar a doença ao comer carne (crua ou mal passada) do que ao comer fezes, pois só cerca de 1% dos gatos são infectados pela doença...



E o bebê pode conviver com gatos?

Sim! Não existe nenhum problema em relação a ter um gatinho em casa quando se tem um bebê, mais é sempre bom que você higienize com mais frequência os lençóis do berço, o carrinho e outros lugares onde o bebê costuma ficar, o cuidado quanto a higiene deve ser dobrado se seu gatinho costumar sair de casa, pois você não sabe onde ele esteve, e é muito importante lembrar que a imunidade de um bebê é mais delicada, então por isto mantenha as vacinas do seu bichano em dias, sempre que puder banhe seu gatinho e tenha atenção quanto aos pelos dele, pois caso o bebê aspire pode ter alguma alergia, e caso isto aconteça ainda assim não é motivo para você se livrar do seu gatinho, pois com o tempo o organismo da criança cria anticorpos... Você quem decide como quer que seja a convivência do animal com a criança, mais caso decida não impor limites entre o gatinho o acesso dele ao quarto do bebê e ao bebê, só é legal você sempre ter os devidos cuidados quanto à higiene.

A fonte desta imagem esta aqui.

Quais cuidados devo tomar?

Quando o baby chegar a sua casa é natural que seu felino note que chegou um novo morador, alguém que ele não conhece ainda, então é legal você ir acostumando o seu felino com a ideia antes mesmo do bebê nascer, procure montar o berço, colocar o colchão no lugar, colocar um plástico em cima para o caso do felino subir no berço... Comece colocando uma boneca no berço, deixe o felino se aproximar, coloque roupinhas do baby na boneca, melhor ainda é você pegar a roupinha que o bebê usou na maternidade, por que vai estar com o cheirinho do bebê e quando você chegar com o bebê, seu gatinho já vai estar mais acostumado... A reação natural dos felinos é a de querer proteger o bebê, isto na maioria dos casos, mais caso você perceba que o seu gatinho não gostou muito da ideia do novo morador, é legal ficar atento e evitar deixar o felino sozinho com o bebê, pois ele pode sem querer acabar machucando o bebê, e isto pode não ser por maldade, mais é sempre bom ter atenção...
É totalmente possível ter um bebê e um gatinho em casa!!! use sua criatividade, pois com certeza seu felino irá amar o bebê e entender perfeitamente que ele é um ser frágil e que precisa de proteção, então não estranhe se o felino sempre querer ficar por perto! ele só quer garantir que em casos de aranhas, ratos e humanos malvados ele estará lá para proteger aquele ser estranhamente pequeno e chorão...

Espero ter esclarecidos as dúvidas! e se você gostou siga o blog! compartilhe este post no facebook, para passar na cara das inimiga que você pode sim ter um gato! e me conheça melhor através do meu canal no YouTube certo?
Um beijo e até a próxima!!!!


Um comentário:

  1. No começo da minha gestação eu ouvir cada coisa, que eu teria que me livrar dos meus cachorros, que eu não poderia chegar perto de gato e ate queijo falaram pra eu não comer. E eu ficava tipo; QUE? '-' Bom... Eu continuei perto de gatos, não me livrei e nem vou me livrar dos meus cachorros e como tudo que tenho vontade e a minha bebê está perfeita. Enfim... Te desejo sorte nessa nova fase e que seu bebê venha com muita saude ♥ ♥ ♥ Uma beijoca amore, seguindo!



    Blog Querida Hanny

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...